quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Pneumoconiose


As pneumoconioses são doenças por inalação de poeiras, substâncias que o organismo pouco consegue combater com seus mecanismos de defesa imunológica e/ou leucocitária, diferentemente do que ocorre com microorganismos que podem ser fagocitados, digeridos ou destruídos pela ação de anticorpos e de células de defesa por meio das enzimas lisissomais e outros mecanismos.A pneumoconiose pode ser dividida em fibrogênicas e não-fibrogênica.
Fibrogênica: Como o termo já diz, são as reações pulmonares a inalação de material particulado que leva à fibrose intersticial do parênquima pulmonar.
Não-fibrogênica: Caracterizam-se por lesão do tipo macular com deposisão intersticial peribronquiolar de partículas, fagocitadas ou não, com nenhum ou discreto grau de desarranjo estrutural, além de leve infiltrado inflamatório ao redor, com ausência ou discreta proliferação fibroblástica e de fibrose.
A população alvo são os trabalhadores expostos a poeira contendo metais na forma elementar ou na forma de óxidos ou outros sais, ou minerais compostos, com teores de sílica livre variáveis e poeiras orgânicas com potencial de desenvolver reações fibrogênicas. Incluí soldadores em geral, mineradores de minerais e metais, trabalhadores na industria de transformação e consumo de produtos minerais e metálicos, assim como trabalhadores em agricultura.
As principais características são as doenças pulmonares difusa, de rápida instalação, com sintomas respiratórios e constitucionais presentes, caracterizada anatomopatologicamente por uma deposição de material proteináceo intra-alveolar, sem fibrose intersticial.é uma forma rara de doença, ocorrendo em situações de exposições maciças à sílica livre, por períodos que variam de poucas semanas até quatro ou cinco anos, evoluindo rapidamente para o êxito letal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário